Lewis Hamilton conquistou mais uma pole para a sua carreira, mas os holofotes estavam voltados para outro nome: Fernando Alonso. Depois de muita dificuldade nessa temporada, o espanhol conseguiu ir para a disputa da pole pela primeira vez e conquistou o sétimo posto para a McLaren.
A primeira fila é completada por Sebastian Vettel, que teve problemas em seu carro e trocou o motor do terceiro treino livre para o qualy. A segunda fila será formada pelos finlandeses Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. A Red Bull, equipe que gerou expectativas para essa etapa, fica com o quinto e sexto lugar, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente.
Felipe Massa sai do nono posto, após ter enfrentado dificuldades com a Williams na adaptação à pista espanhola.
Confira o relato da classificação:
Q1
A classificação começou com a incerteza da participação de Vettel, que trocou o seu motor logo após o terceiro treino livre. Ao conseguir ir para a pista, o piloto agradeceu a equipe, mas o carro apresentou um problema, que fez o ferrarista voltar aos boxes. O susto passou e o piloto conseguiu marcar um bom tempo no Q1 e seguir tranquilamente para a fase seguinte.
Grosjean conseguiu um bom tempo de volta, mesmo após cometer um erro e rodar. Alonso chegou a aparecer no sétimo lugar na tabela, mas caiu pouco tempo depois. Nos minutos finais, os ameaçados eram Ericsson, Vandoorne, Stroll, Palmer e Kvyat. Alonso, Hulk, Massa e Sainz conseguiram melhorar as suas marcas e, no fim das contas, os nomes ameaçados foram os eliminados mesmo.
Q2
Na segunda etapa, Bottas cometeu um pequeno erro, mas se recuperou e subiu para o terceiro lugar. Hamilton seguiu dominando com o tempo de 1min20s210 seguido de Vettel. A emoção ficou para os momentos finais, com um excelente tempo de Alonso e a sua possibilidade de ir ao Q3 pela primeira vez no ano. O espanhol chegou a cair para décimo, mas foi o suficiente para seguir na disputa. Vale mencionar o sétimo tempo de Ocon, enquanto Perez sofreu para conseguir o nono lugar.
Massa conseguiu o oitavo posto com a Williams, que até agora não encaixou bem nessa pista. Com um erro, Grosjean ficou de fora assim como Magnussen, Sainz, Hulk e Wehrlein.
Q3
Na hora da verdade, os principais pilotos na disputa da pole saíram praticamente juntos: Hamilton, Bottas, Raikkonen e Vettel. O finlandês da Mercedes cometeu um pequeno erro, mas mesmo assim registrou o segundo tempo. Já Hamilton, superou o recorde da pista, que era de Webber em 2010, com a marca de 1min19s149.
Nos instantes finais, o inglês sustentou a marca e não deu para os concorrentes. Hamilton conquista mais uma pole seguido de Vettel e Bottas. Raikkonen cometeu um pequeno erro e ficou com o quarto lugar. Logo depois vem a dupla da Red Bull, com Verstappen seguido de Ricciardo e no sétimo posto, a grande surpresa, Alonso. Pérez sai em oitavo com Massa em nono e Ocon em décimo.
No Comments